top of page

Híbridos

Propostas artísticas marcadas pela fusão entre rock e elementos da cultura brasileira e nordestina.

Sob este subgrupo está o rock regional, vertente que fez muito sucesso na
música autoral de Teresina na virada para o século XXI.

HÍBRIDOS_narguilé_4.jpg

A Sala da Brusca

A psicodelia setentista roqueira mesclada a diversas variantes musicais, entre as quais gêneros brasileiros, compõem a proposta da banda, segundo biografia na plataforma Toque no Brasil. 

Ajuntamento Mar e son

Projeto multilinguagem – poesia e música – com uma forte ligação ao segmento de rock regional, forte na primeira década do século XXI.

Alcaçuz

O rock suingado é o elemento transversal de uma proposta sonora que amalgama múltiplas referências musicais, inclusive brasileiras. Destacou-se no cenário alternativo roqueiro de Teresina na segunda década do século XXI.

Estação Gandaia

A mescla de estilos, “do rock psicodélico ao regional”, é o que marca a proposta da banda, segundo biografia no seu blogue oficial. 

Batuque Elétrico

Segundo o blogue oficial, possui uma proposta que tem como base a articulação do funk e samba rock com gêneros ligados à tradição musical brasileira (bossa), nordestina (maracatu) e outros gêneros transnacionais (soul e reggae). O vocalista do grupo, Ricardo Totte, é um dos mais destacados agentes na articulação da música autoral de Teresina a partir do coletivo Cumbuca Cultural.

Bia e os Becks

A banda busca trabalhar um combo de influências que tem como base funk, soul e rock and roll, associando estes gêneros à sua “essência brasileira e nordestina”, segundo biografia contida na plataforma Soundcloud. É um dos projetos musicais de maior destaque na segunda década do século XXI em Teresina.

Captamata

A proposta da banda baseou-se na mescla da sua revisitação e atualização da cultura tradicional nordestina – música, poesia e temáticas – com gêneros transnacionais como o rock. Participou do primeiro DVD conjunto de artistas do rock piauiense, o Amostra Cumbuca Cultural (2007).

Carnaubanos da Frinteira

Segundo biografia na plataforma Palco MP3, o grupo tem como proposta a reinvenção do regionalismo nordestino a partir de uma linguagem universal. O rock, neste sentido, é um elemento importante na sua proposta artística.

Conjunto Roque Moreira

Um dos mais importantes nomes da variante roqueira de Teresina conhecida como rock regional. Participou do coletivo Cumbuca Cultural. Seu álbum Sintonia da Mata (2006), recheado de hits locais, é um dos mais importantes da história do rock piauiense.

Doce de Sal

A banda fez parte do coletivo Geração Tristherezina e teve como integrante Valciãn Calixto, um dos artistas piauienses cujo trabalho foi mais mencionado na imprensa alternativa brasileira no ano de 2016. O grupo articula o punk rock com sonoridades populares brasileiras, nomeadamente o Axé baiano, articulação que eles denominaram de Axé Punk.

Elétrique Zamba

Projeto que conta com Fábio Crazy, lendário vocalista do Narguilé Hidromecânico. Uma mescla de gêneros – samba, jazz, funk, soul compõe a proposta desse trio de insólita formação instrumental (guitarras e pick ups).

Eletrosilva

Música eletrônica e diversos gêneros transnacionais e brasileiros são a tônica da proposta deste duo do início do século XXI.

Eu Capiau

A banda tinha uma proposta que mesclava gêneros tradicionais nordestinos e a arte circense. As apresentações ao vivo eram um ponto alto. Revelou músicos que mantiveram importantes atividades no cenário musical piauiense, entre os quais Cavalcante Veras (Guardia) e Ravel Rodrigues.

Fabulah

Sonoridade suave com instrumentos percussivos, flautas e cordas.

Fragmentos de Metrópole

Segundo biografia no perfil na plataforma Last FM, a banda constrói sua sonoridade e proposta lírica a partir de uma articulação entre psicodelia, blues e elementos brasileiros como a bossa nova.

Gramophone

Um combo de influências baseado no classic rock, cânones da MPB e novos nomes do universo musical independente marca a proposta da banda, segundo biografia na plataforma Soundcloud. Emplacou o hit local Suco de Tangerina na segunda metade dos anos 2000.

Hernane Felipe

Cunhou o termo “utopiauiense” para designar a sua produção, onde “a partir dos sons de raiz surgem novas possibilidades de criação musical (fusion music) e nasce a possibilidade de diálogo de ideias, ritmos, inovação”. Além da carreira-solo, foi vocalista do grupo Narguilé Hidromecânico. 

Lado 2 Estéreo

Um dos mais importantes projetos musicais piauienses surgidos no século XXI, alcançou algumas das mais importantes façanhas dentro do segmento analisado nessa investigação. Formado por remanescentes do grupo Monasterium, o duo articulou uma proposta artística que manuseava com exímia eficácia referências brasileiras e transnacionais.

My Fuá Band

Um combo com inúmeras referências, sejam brasileiras, nordestinas ou transnacionais, como fica evidenciado na biografia contida na página da plataforma Facebook: “Forrock Sambado Regional Reggaeiro e Seresteiro”. 

Narguilé Hidromecânico

Segundo boa parte dos entrevistados consultados nessa investigação, o mais influente projeto musical do rock piauiense no século XXI. Ao estruturar a sua proposta artística no diálogo do rock, nomeadamente na sua veia mais punk/hardcore, com inúmeras referências brasileiras, nordestinas e piauienses, inaugurou uma forma de fazer e pensar a música no Piauí. Lançou quatro álbuns que entraram para a história da produção musical do estado. Possuiu várias formações, abrigando vários destacados músicos de Teresina.

Nando Chá

Esteve no processo de formação do Narguilé Hidromecânico. Seguiu em carreira solo após a saída da banda, Articulou uma sonoridade que seguia a linha de promoção do diálogo entre gêneros transnacionais, como o rock e o reggae, e a tradição musical brasileira e nordestina.  

Olga e o Mar

Influência de MPB, indie rock e gêneros regionais do Nordeste.

Os Caipora

Um dos principais nomes da vertente rock regional no início do século XXI. O mix entre gêneros transnacionais, como o rock e o reggae, e aqueles de origem nordestina, como forró, baião, maracatu e bumba meu boi, marcam a proposta artística da banda, segundo a biografia contida no seu blogue oficial. 

Ravel Rodrigues

Como descrito na biografia na plataforma Soundcloud, sua proposta consiste em “composições que vão da bossa nova ao reggae, abraçando rap, baião, rock e MPB”. É filho de Zé Rodrigues, um dos mais importantes compositores do Piauí. Participou, entre outros, do grupo Eu Capiau antes de seguir carreira solo.

Sandro Moura

A forte influência de gêneros populares mesclado às guitarras do rock e do reggae dão a forma a este trabalho.

Sapucaia

Gêneros tradicionais como o baião, a abordagem de temáticas locais nas letras, junto às guitarras distorcidas do rock são a tônica desse trabalho.

Selestinos

Parte de uma base hardcore e dialoga com vários sons e trejeitos nordestinos. Na biografia do grupo na plataforma Soundcloud, classificam sua música como forrocore.

Terê Groove

World Music, MPB e um sotaque regional nordestino são as características principais, segundo biografia na plataforma Toque no Brasil. Alterna material cover e músicas autorais nas suas apresentações. É capitaneada pelo reconhecido músico Roraima.

Trincado e a Solução

Grupo formado por Hugo dos Santos antes de assumir a identidade artística solo.

Valciãn Calixto

Um dos principais novos nomes da música de Teresina. Seu álbum solo, Foda! (2016), consiste num mix de influências de gêneros brasileiros e o rock, com um discurso bastante politizado. A repercussão desse material na imprensa alternativa brasileira em 2016 foi notável.

Validuaté

Articulando gêneros brasileiros com o rock, foi a banda teresinense que alçou voos mais altos no século XXI. A chancela interna foi um ponto importante para que a banda travasse importantes parcerias com reconhecidos artistas nacionais (Zéu Brito, Ferreira Gullar entre outros), assim como circulasse por importantes instâncias de legitimação da grande imprensa (o Vídeo Music Brasil, VMB). Seus álbuns, Pelos Pátios Partidos em Festa (2008) e Alegria Girar (2009), estão recheados de hits locais.

Xico Barroso

Guitarrista virtuoso, com clara inspiração heavy metal, mas que dialoga também com gêneros brasileiros e nordestinos.

Please reload

bottom of page