top of page

Rock Pop

Guitarras formatadas numa sonoridade pop e letras em português são marcas importantes deste subgrupo.

Alguns dos artistas mais famosos do rock independente de Teresina estão sob esta classificação.

POP_ROCK_Teófilo.jpg

Acesso

Reggae com guitarras distorcidas. Obteve grande visibilidade no contexto analisado na primeira década do século XXI.

Aclive

Rock Pop com fortes influências de bandas do Brock como Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial. Alterna apresentações entre o trabalho autoral e covers.

Alma Roots

Reggae com forte apelo pop. Remete aos trabalhos de bandas de grande influência nacional como Mato Seco e Ponto de Equilíbrio. Um dos principais nomes do reggae piauiense do século XXI.

Amigos do Vigia

Rock Pop com influências do Brock. Alternava o trabalho autoral com covers. Emplacou, nos primeiros anos do século XXI, o hit Trazer você aqui.

Banjo Kazuia

Rock Pop com muitas guitarras. Música com velocidade, para dançar. 

Boêmios Errantes

Rock Pop com guitarras pesadas com alguma aproximação com o heavy metal. As letras em português e as influências do Brock (Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, Titãs) fornecem subsídios para enquadrar a banda nesse subgrupo.

Brigite Bardot

Majoritariamente cover. Porém, além de contar com reconhecidos nomes da música piauiense (André de Sousa), foi a banda que popularizou um dos maiores hits locais, Freak Lagarta.

Cami Rabêlo

Música soft, ocasionalmente encorpada com guitarras. A classificação no subgrupo justifica-se principalmente pela acessibilidade a um público mais amplo.

Cochá

Sonoridade reggae com boa circulação pelos espaços musicais da cidade, inclusive os de rock. Um dos maiores destaques do reggae teresinense no século XXI. A acessibilidade da proposta artística justifica a classificação nesse subgrupo.

Danilo Rudah

O artista passou por destacadas bandas de reggae de Teresina como Acesso e Karranka, o que contribuiu para a forte influência deste gênero nos seus trabalhos. Atualmente, alia as suas raízes reggae com um combo de forte apelo pop. Fixou residência em Curitiba.

Dário Marreiros

Rock Pop com fortes influências de MPB. 

Don Corleone

Influências de rock clássico. Alternava entre autoral e cover. A inclusão neste subgrupo se deve a acessibilidade para um público amplo, verificada no lançamento de hits como Teresina Capital do Mundo e Pecado Original. 

Edvaldo Nascimento

Um dos pioneiros do rock piauiense. Possui influência do rock mais clássico de bandas como Led Zeppelin no seu modo de tocar guitarra. Contudo, na análise da coletânea Rock 30, uma compilação com músicas de vários períodos da sua obra, percebe-se o caráter estético multifacetado, o que permite inserir o artista nesse subgrupo. 

Flip

Na descrição do perfil na plataforma Soundcloud fala-se em um “projeto musical que envolve rap, reggae e rock”. 

Full House

Forte influência do hard rock dos anos 80, como apontado na descrição do perfil do grupo no site Agenda THE. As letras em português e os espaços onde circularam apontam para o enquadramento nesse subgrupo. 

Full Reggae

Predominantemente Reggae Roots. O notável reconhecimento fora do nicho de reggae da cidade, a circulação em espaços consagrados e a produção de hits locais como Toda Palavra permitem o enquadramento nesse subgrupo.

Ico Almendra

Um importante músico pioneiro do rock teresinense. Participou do grupo de heavymetal Vênus na década de 1980. Nestas gravações-solo mostra composições mais afinadas com um rock-pop nacional.

In Nature

Reggae-Pop-Rock, com guitarras distorcidas e reconhecimento e circulação fora do nicho de reggae.

Karranka

Reggae-Pop-Rock, guitarras distorcidas e reconhecimento e circulação fora do nicho de reggae.

Locomotriz

Derivada da banda Boêmios Errantes, segue linha similar, com forte influência do hard rock e bandas do Brock.

Machado Jr.

Veterano do rock e da música teresinense. Segundo o seu perfil na plataforma Soundcloud, é um dos compositores mais gravados do Estado. Passeia por diversos gêneros musicais locais (baião) e transnacionais (hip hop). A inserção nesse grupo se deve à visibilidade que o artista possui no conjunto geral analisado.  

Madalena´ Soul

Música autoral e performática com um certo minimalismo, calcada em pegadas pop e de blues. Alterna-se entre covers e material autoral.

Madame Baterflai

Influência do Brock. Teve boa visibilidade na cidade no início do século XXI. Alternava nas apresentações música cover com o seu material autoral.

Mano Crispim

Rock com influências de bandas marcantes da década de '90 e 2000 no Brasil como O Rappa e Charlie Brown Júnior, onde o hip hop se fazia presente. Foi bastante reconhecida em Teresina na primeira década do século XXI por conta de hits locais como O Homem do amanhã e Bem Melhor.

Marlon e os Brandos

Influência do Brock. Alternava o trabalho autoral com covers.

Martini Cadilac

Rock Pop com influências anglo-saxônicas mais voltadas para um som vintage. A circulação por espaços mais associados a uma programação de maior apelo pop justificam a inserção da banda nesse subgrupo.

Mero Homem

Mais um grupo na vertente rock-pop-reggae, segmento com grande aceitação no século XXI.

Monise Borges

Voz doce e levada leve, às vezes remetendo ao tipo de produção jovem cujo principal expoente é Mallu Magalhães.

Origem D3mi

Rock Pop com forte influência do heavy metal, como sublinhado no perfil da banda na plataforma Toque no Brasil. A inserção nesse subgrupo se justifica sobretudo pelas letras em português.

Os Ordinários

Rock pop com algumas influências de indie rock. Possui membros egressos de grupos de destaque no cenário musical teresinense como Madame Baterflai, Aclive e Clínica Tobias Blues.

Outros Versos

Rock pop com guitarras mais pesadas alternando com canções mais soft em formato acústico.

Patrola

Rock pop low-fi surgido na segunda década do século XXI.

Planezza

Rock pop com influências de indie-rock. 

Projeto 28 Dias

Canções lançadas por músicos de destaque em Teresina como Tiago Peixoto, André Melo e Vinícius Carvalho. As canções são interpretadas por vários nomes conhecidos do cenário musical alternativo teresinense.

Rocksim

Apesar das influências de rock clássico, a banda é enquadrada neste subgrupo devido à  sonoridade mais próxima de um padrão associado ao rock pop, vide o hit local Mamacita.

Rubens Figueiredo

Fez parte de importantes projetos como o grupo Mãezoca News. É baterista reconhecido no contexto musical de Teresina.

Sintonizando Sonhos

Aparece no final da segunda década do século XXI. Representa o tipo de artista que faz bom uso das tecnologias digitais, uma vez que possui bons registros fonográficos e videoclipes.

Taiguara Bruno

Apesar de também dialogar com os ritmos e tradições musicais nordestinas, o trabalho do autor se enquadra de forma predominante no rock pop. É um dos principais novos nomes da música piauiense surgidos na segunda década do século XXI. O músico também é cineasta e documentarista.

Teófilo

Um dos principais nomes do rock e da música piauiense. Oriundo da cidade de Parnaíba, obteve grande sucesso no início do século XXI com dois álbuns recheados de hits locais: Com Fusão (2001) e Matulão (2005). Na altura de finalização dessa tese, era superintendente de cultura da cidade de Parnaíba-PI.

Threis

Projeto do multi-instrumentista Thiago Reis. Alterna produção própria e material autoral nos concertos. Foi um dos primeiros artistas do rock independente teresinense a lançar um DVD.

Veia Sônica

Segundo a descrição no perfil do grupo na plataforma Palco MP3, faz um som rock com pitadas de MPB.

Zona de Atrito

Segundo o perfil na plataforma Toque no Brasil, a sonoridade é calcada num diálogo entre o pop e o reggae.

Please reload

bottom of page